quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Anta da Pedra da Moura

Integrado no estudo do passado do meio local fomos visitar a Anta da Pedra da Moura. O professor da atividade física e desportiva disponibilizou-se para nos acompanhar e nos contar a lenda da Moura Zaida.

Então conta a lenda que:

Um rapaz de Lisboa soube da existência da Anta da Moura Zaida e resolveu vir salvá-la. Ao chegar junto à anta viu que existia um boi a guardá-la e logo percebeu que teria de arranjar um plano para se livrar dele, caso contrário não conseguiria tocar na pedra superior da anta. Então resolveu encará-lo nos olhos e medir forças com ele, quando este arrancou a correr atrás de si, ele correu até ao rio que corria ali perto. Ao chegar ao rio o rapaz voltou para trás mas o boi já não conseguiu e caiu ao rio, sendo levado pela corrente.
O rapaz voltou e colocou a mão na pedra superior da anta e abriu-se uma escada que o levou para o interior da anta. Lá estava a bela princesa Zaida, rodeada de muitas riquezas. Ela questionou o rapaz, de como tinha conseguido ali entrar e ofereceu-lhe toda a riqueza que ele quisesse levar. No entanto, o rapaz apenas quis casar com a bela princesa. No exterior da anta esperava-os várias mulas que carregaram a princesa e as várias riquezas. Assim quebrou-se o feitiço da Moura Zaida e casaram os dois.

Sem comentários:

Enviar um comentário